Rede social visa diminuir violência doméstica pelo celular

1
aplicativo para celulares pode ajudar a diminuir violência doméstica
Foto: Reprodução/App Store

Uma rede social pode ajudar a atenuar a violência doméstica. Uma empresa disponibilizou recentemente nas maiores lojas de aplicativos, uma ferramenta que tem como objetivo ajudar mulheres que sofrem com violência doméstica a pedir ajuda no momento de opressão.

O nome da rede social disponível apenas para celulares é ‘Juntas’ e interessados (as) em conhecer o aplicativo, podem fazer o download grátis na loja do Google Play Store, para celulares com sistema operacional Android ou, na App Store, para os dispositivos com sistema operacional IOS.

Leia também:
VOCÊ PODE CASAR ? CONHEÇA CASOS DE PROIBIÇÃO DE CASAMENTO NO BRASIL.

Descrição feita pela empresa

Nosso objetivo não é ser mais uma ferramenta de proteção mas sim:

A maior rede social de empoderamento para mulheres do mundo. Uma Plataforma multi-idiomas formada por uma aplicação móvel e um portal de informações alimentado por uma rede de parceiros.

Idiomas

Disponível em português e em inglês.

Compatibilidade

Para o Android requer no mínimo a versão 4.3 para celulares e tablet’s do sistema operacional, enquanto no IOS é necessário ter ao menos a versão 8.2 no iPhone, iPad e iPod touch.

Sobre a violência doméstica

Vale ainda lembrar que mesmo 11 (onze) anos após a entrada em vigor da lei 11.340 (conhecida como: Lei Maria da Penha) a violência doméstica ainda assombra muitos lares no Brasil a fora.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Avon em parceria com o Data Popular em novembro de 2014 apontou que 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em seus relacionamentos.

Segundo o Mapa da Violência 2015, houveram 4.762 assassinatos de mulheres no ano de 2013 aqui no Brasil. Sendo 50,3% cometidos pelos próprios familiares das vítimas, e em 33,2% dos casos, o crime foi praticado pelo parceiro ou ex-parceiro de um relacionamento. fechando a conta em espantosos 13 (treze) mulheres assassinadas por dia.

Tipos de violência

Violência vai muito além do agredir fisicamente alguém. A agressão é apenas uma das modalidades, dentre a 6 (seis) reconhecidas formas de violência doméstica.

      1. Violência Física: é o ato de ofender sua integridade ou saúde corporal;
      2. Violência Psicológica:  é o ato de causar dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe;
      3. Violência Patrimonial: é o ato de reter, subtrair, destruir parcial ou total de objetos da mulher ou do âmbito doméstico. Instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos;
      4. Violência Sexual: é o ato de constranger a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça etc;
      5. Violência Moral: é a conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
      6. Violência Social: é o ato de afastar a mulher do convívio social e familiar. Por exemplo: impedir de sair, de trabalhar,